Cidades

Cantareira perto de virar patrimônio cultural de Niterói

Espaço é tradicional entre universitários. Foto: Plantão Enfoco

A boemia da Cantareira, como é conhecida a Praça Leoni Ramos, no bairro São Domingos, em Niterói, pode se tornar patrimônio cultural imaterial da cidade. A proposta foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal nesta quarta-feira (9). Para começar a valer, a medida deve ser sancionada pelo prefeito Rodrigo Neves (PDT).

Localizada entre os campi da Universidade Federal Fluminense (UFF), a praça concentra bares, restaurantes e apresentações artísticas ao longo da semana.

O projeto de lei, de autoria do vereador Leonardo Giordano (PCdoB), estava estacionado desde 2015. Após reunião com a área de patrimônio cultural da Prefeitura, o parlamentar obteve o parecer favorável que estava pendente.

Na justificativa, o projeto destaca a importância da Cantareira como celeiro de artistas na cidade. A praça 'traz luz à vida noturna da cidade'.

"Toda cidade pelo mundo deve reconhecer seu patrimônio cultural. O tombamento é importante para evitar futuras alterações no local", afirmou Giordano.

A tramitação foi acelerada a pedido do vereador Sandro Araújo, considerando um pacote de 11 projetos de lei em discussão na Casa, entre os quais três voltados para transparência pública e quatro para tombamento de patrimônio.

< Inoã recebe projeto 'Saúde de Ponta a Ponta' Capturado falso motorista em Maricá <